Entenda o propósito do bigode dos gatos

Aqueles fios rígidos no rosto do seu gato não é apenas para deixá-lo fofo e bonitinho. Na verdade, eles têm um propósito. Seus bigodes atuam como uma espécie de GPS e radar para o seu gato.

“Eles são uma parte poderosa e importante de como um gato percebe o mundo”, diz W. Mark Cousins, fundador de uma clínica veterinária em Nova Orleans.

Como os bigodes funcionam

Cada fio é preenchido com pequenos nervos supersensíveis que ajudam o seu gato a calcular distâncias e se localizar no espaço. O bigode ajuda eles a tomarem decisões do tipo: esta caixa é muito pequena para eu entrar? Até onde eu preciso pular para chegar a tal lugar?

É também como ele percebe o que está à sua volta. “Os gatos que são cegos podem se localizar muito bem por simplesmente caminhar e deixar seus bigodes ter uma ideia de onde eles estão”, diz Cousins.

O folículo peloso do gato é profundo, com muitas terminações nervosas que enviam mensagens para o cérebro dele.

Há também um órgão sensorial na ponta de cada bigode. Ele capta as vibrações no ambiente que ajudam o gato a perceber onde ela está e o que outras criaturas estão fazendo ao seu redor.

A maioria dos bigodes estão enraizados nas almofadas espessas do lábio superior, e quantidades menores estão na área da sobrancelha, ao longo do queixo e perto das patinhas.

Os dos lados do nariz têm o mesmo tamanho que os do corpo dele e tem a função de descobrir se um espaço é suficientemente grande para entrar.

Bigodes na parte de trás das pernas ajudam o gato a escalar árvores.

Que saber o humor do seu gato? Observe seus bigodes.

Um conjunto complexo de músculos no rosto do seu gato move seus bigodes para frente e para trás.

A maneira como um gato os organiza dirá a outro animal (ou nós, humanos) como ela está se sentindo. Quando um gato está relaxado, seus bigodes permanecerão imóveis, afastando-se do lado de sua cabeça. Se ele está curioso ou caçando, ela os pressionará ligeiramente para a frente. Já quando estão nervosos ou tristes, recolhem os bigodes em direção ao rosto.

Leia Também

Eles não precisam ser aparados!

Como outros pelos do corpo de um gato, os bigodes podem até cair. Isso é normal. Mas você nunca deve cortá-los ou apará-los. Um gato com bigodes cortados ficará desorientado e assustado.

“Se você cortá-los, é como se estivesse vendando os olhos de alguém, tirando seu método de identificar o que está acontecendo no ambiente à sua volta”, diz o veterinário Jane Brunt.

Interessante demais aprender sobre o bigode dos gatos, não mesmo? Compartilhe para que mais pessoas também aprendam!

fonte: webmd